ANDRÉ GONZALES
03/06/1973 - São Bernardo do Campo - SP

Gonzales nasceu em família artística. Seu pai é o saudoso Dave Maclean (1944-2023), que teve carreira de enorme sucesso como cantor, instrumentista, compositor, produtor e empresário.

Ainda criança, Gonzales já cantava em jingles publicitários e em gravações de discos, por influência de seu pai. Fez parte do grupo infantil Turminha Patati Patatá, com os discos "No Reino Encantado dos Animais" e "No Reino Encantado do Circo" (neste, fez um dueto com seu pai na música "O Palhacinho"), fazendo shows e participando de programas de TV.

Em 1982, aos 9 anos, começou a estudar música, bateria, percussão sinfônica e teatro na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e, posteriormente, no CLAM, tendo como professores José Eduardo Lennert (RIP), Alfredo Lima (OSESP), Carmo Bartoloni (RIP), e o ícone da bateria brasileira Duda Neves.

Aos 14 anos já lecionava e atuava profissionalmente como baterista e vocalista e, paralelamente, começou a produzir, compor e tocar outros instrumentos como baixo, violão, flauta, guitarra, piano e teclado, em seus próprios trabalhos e para diversas bandas e artistas.

Nesta época tocava com Alexandre Rangon (filho de Alaor Rangon, fundador da fábrica de instrumentos, amplificadores e alto-falantes Snake), Marcelo Benites, Cláudio Duó e Roger Duó, em um grupo que foi mudando de nome conforme os membros evoluíam musicalmente: Maçã do Amor (basicamente covers e algumas canções próprias), depois Bandalha (canções próprias, com influência funk-rock) e, posteriormente, Pornograffitti (banda autoral de hard rock, que chegou a gravar um disco produzido por Ribah Nascimento, guitarrista da banda Placa Luminosa). Esta parceria durou de 1982 a 1994, e continuam bons amigos até hoje.

Em 1989, aos 16 anos, foi convidado por Luiz Thunderbird (VJ da MTV) a integrar sua banda, Devotos de Nossa Senhora Aparecida, fazendo diversos shows pelo Brasil e participando de programas de TV como TV Mix, Matéria Prima e Programa Livre.

Em 1995 fundou a banda Junkie Box, que tocava covers diversos e que existe até hoje.

Em 1996 formou a Steve Morse Cover (Tributo a Steve Morse e Dixie Dregs) e a Red (power trio autoral, cujo trabalho você confere aqui). Neste mesmo ano foi convidado por seu pai a montar a banda Dave Maclean & Montana Country, com quem gravou 4 CDs e fez incontáveis shows pelo Brasil.

Em 1997 foi convidado por Ricky Furlani a gravar seu primeiro disco solo, "Inscriptions", e a subsequente tour deste disco. Com Ricky também gravou e fez a tour de "Talking" (2003), e participou da gravação de Fuzz Up (2013).

No ano de 1999 foi convidado a entrar na clássica banda de rock progressivo brasileiro O Terço, na tour do CD "Tributo a Raul Seixas", e a participar do CD "Celso Pixinga & a Gig". No mesmo ano tocou na banda de Afonso Nigro (ex-Dominó) e entrou na banda de black music Funkacid, onde permaneceu por mais de 20 anos.

Em 2009 formou o power trio SuperOverDrive, junto ao guitarrista Ricky Furlani e ao baixista Andrés Zúñiga. A banda lançou o importante CD autointitulado (2010), com músicas compostas pelo trio, e com vocais divididos entre Gonzales e Zúñiga.

Em 2018 foi convidado por Sydnei Carvalho a participar da tour do DVD Bossa Hits, junto ao incrível guitarrista Andy Timmons, cujo sensacional documentário e vários vídeos você pode assistir aqui.

Nestas mais de quatro décadas de música atuou também como sideman, gravando e atuando com vários músicos e artistas como Andy Timmons (EUA), Gwen Leathers (EUA), Gabrielle Goodman (EUA), Nicky French (UK), Roberto Menescal, Jane Duboc, Gilberto Gil, Egberto Gismonti, Dalvan, Paulo Ricardo, Marina Elali, Claudia Leitte, Agnaldo Rayol, Hebe Camargo, Léo Maia, Iveline, Os Botões, Porão 99, Hits Again, Freehand, Roberto Justus e Fernando Forni, entre muitos outros.

Hoje Gonzales toca com O Terço de Sérgio Hinds, Sydnei Carvalho e Montana Country Rock.

Também está preparando seu primeiro trabalho solo, "Tabula Rasa", cujos singles Waiting, A Face In The Crowd e Me And You já podem ser conferidos no YouTube.

Gonzales é patrocinado pela Paiste (Suíça) e apoiado por Valverde Custom Drums, SOS Batera, Drum Center e Trocar Ideias.